Opúsculo sobre alguns pontos da Vida Monástica-Eremítica

15/07/2021

Numa multiforme Construção de um Prédio histórico que se chama MOSTEIRO vivem Pessoas com a Vida monástica que se chamam MONGES.

Estes Monges vivem uma Vida regular conforme uma REGRA, mantendo uma Disciplina no Mosteiro que o ajuda a fazer a VONDADE DO PAI em sua vida diária.

Marcante para o Monge é a ORAÇÃO COMUNITÁRIA que se realiza várias vezes durante o dia, no Coro, local onde o Monge sente a Presença de Jesus que caminha com ele.

A ORAÇÃO PESSOAL e a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS anima o Monge, com a luz do ESPIRITO SANTO para o AMOR FRATERNO no Mosteiro e no Mundo, mesmo sendo eles difíceis e estranhos. Bem vividos, é uma verdadeira promoção vocacional.

Se um Monge vive estes Sinais muitos anos na vida monástica, pode surgir uma VOCAÇÃO SUBLIME de um EREMITA, marcado pela solidão, silêncio, oração e meditação.

O Monge, mesmo como Eremita, não foge totalmente do mundo agitado, mas bebe na Fonte da Vida que é Deus e enxerga a vida dos homens com olhos de Deus. E assim, dá Testemunho da PRESENÇA de Deus na Vida humana.

D. Meinrad Joseff Schröger, O. Cist. Abade Emérito de Jequitibá.